Entrada Quem Somos Espaço da Terra Ilhas Urok GNT Parcerias Contactos
Este Website
tem o apoio de:
EUROPAID
Chegou ao fim a formação em Economia Criativa e Desenvolvimento

Durante os dias 19 a 23 de Setembro a Tiniguena – Esta Terra É Nossa! e a ACEP – Associação de Cooperação entre os Povos” promoveram a capacitação de 19 empreendedores criativos na capital guineense. Os participantes, provenientes dos mais diversos sectores e instituições, falaram sobre a importância da criatividade, cultura e inovação tecnológica no desenvolvimento das suas atividades económicas e o seu potencial de geração de emprego.

Para muitos, a criatividade, não era tida em conta como uma ferramenta de trabalho, “São coisas que já conhecemos e não damos conta”, Ivone Gomes, Criadora de Moda “Irei levar todos os conhecimentos que aprendi aqui e partilhar com o meu sócio na nossa boutique de venda de produtos de primeira necessidade e venda de saldo para telemóvel.” Regan Sá, empreendedor e estudante.

A garantia da qualidade, a proteção da propriedade intelectual e a relação com os clientes foram os aspetos que mais cativaram os participantes, mas não tanto como a necessidade de mudança de políticas públicas para a valorização da economia criativa e empreendedorismo social como estratégia de desenvolvimento.

No final da formação, os presentes concordaram na falta de espaços de dinamização e troca de experiências dos diferentes sectores criativos, tendo a formação contribuído para a partilha e conhecimento de experiências similares e complementares.

Tiniguena e a ACEP esperam ainda no quadro do projecto “Futuros Criativos”, financiado pelo Camões – Instituto de Cooperação e Língua e pela Fundação Portugal-África, a dinamização de redes locais para a
promoção da economia criativa na Guiné-Bissau.
formacao ecocriativa.jpg formacao ecocriativa 02.jpg