Entrada Quem Somos Espaço da Terra Ilhas Urok GNT Parcerias Contactos

Documentos

Quem somos?
Tiniguena significa Esta Terra é Nossa!   Augusta Henriques, Secretária Geral

A Tiniguena – Esta Terra é Nossa – é uma ONG guineense que desenvolveu competências e granjeou reconhecimento pela sua acção nos domínios da protecção do meio ambiente, promoção do desenvolvimento participativo e      
durável e exercício da cidadania, seus 3 eixos prioritários de intervenção. Cumpre, a 5 de Junho de 2011, 20 anos de compromisso com a Guiné-Bissau (Ver aqui o programa das comemorações do XXº aniversário da Tiniguena), no sentido de contribuir, segundo a visão dos seus fundadores, para fazer desta terra um lugar onde todos os seus filhos possam viver em paz, dignidade e progresso; um lugar onde todos têm a possibilidade de participar e beneficiar do desenvolvimento do seu país, apropriando-se e valorizando o seu património natural e cultural, em benefício das gerações presentes e futuras. Daí o nome que lhe foi dado, Tiniguena, que significa em língua Cassanga, uma etania do Norte da Guiné-Bissau, “Esta Terra é Nossa!”.

A Tiniguena tem como sectores-chave de intervenção a conservação da biodiversidade agrícola, a gestão durável dos recursos naturais, a valorização dos produtos e saberes da biodiversidade, a informação e sensibilização e o exercício da cidadania. As suas principais zonas de intervenção situam-se no sul da Guiné-Bissau, nomeadamente: Ilhas Urok (Formosa, Nago e Chediã, no Arquipélago dos Bijagós), a designada Zona Verde (nas Regiões de Quínara e de Bolama/Bijagós), e Cantanhez (na região de Tombali). A Tiniguena intervém igualmente na capital, nomeadamente no Bairro Belém, onde tem sua sede e ainda a nível nacional, no âmbito do qual realiza várias acções de informação, sensibilização, comunicação e plaidoyer dirigido a um público diversificado, com destaque para a camada juvenil e os decisores. Temas como o açambarcamento de terras, os agrocombustíveis e a indústria extractiva, estão no centro deste trabalho, numa perspectiva de promoção da soberania alimentar e de conservação e valorização do património natural e cultural nacional.

20 Anos depois da sua criação, a Tiniguena é hoje uma referência ao nível nacional nas questões ambientais, tendo contribuído para o despertar de uma consciência ambiental crescente junto do público nacional, para o maior interesse dos guineenses pelas questões da biodiversidade e dos saberes associados, para o aumento da procura e consumo dos produtos locais oriundos da biodiversidade e para o desenvolvimento de iniciativas portadoras de esperança em termos de promoção da soberania alimentar, da dinamização da economia local, da melhoria do quadro de vida das populações, através da apropriação, da valorização e da governação responsável dos espaços e recursos naturais pelas comunidades locais.  O apoio prestado ao processo de criação e governação participativa da Área Marinha Protegida Comunitária das Ilhas Urok constitui um exemplo desta abordagem, fecunda em ensinamentos e que tem vindo a expandir-se no país e na sub-região.


Este Website
tem o apoio de:
EUROPAID