Entrada Quem Somos Espaço da Terra Ilhas Urok GNT Parcerias Contactos
Desenvolvimento local Na AMPC Urok
Desde o início da sua intervenção em Urok a Tiniguena deu prioridade ao investimento inicial nas questões do desenvolvimento local. A partir de pequenas incitativas com impacto imediato, como a promoção da horticultura feminina, da pequena agricultura integrada e de bancos de cereal, bem como de actividades económicas de retorno rápido, foi possível abranger um número crescente de beneficiários, sobretudo mulheres, o que favoreceu as condições para o início do processo de concertação visando a adopção de regras de gestão durável dos recursos locais.
Assim, a abordagem adoptada pela Tiniguena que conduziu à criação e à governação participativa da AMPC Urok permitiu insuflar confiança às populações, para investirem na conservação do seu meio ambiente. Com efeito, foi lançado um processo de mudança em que as comunidades locais têm visto melhorias progressivas no seu quadro de vida; têm-se apercebido que a sua cultura se mantém viva e é valorizada; têm constatado que são empoderadas para serem o actor principal deste processo; têm compreendido que lhes é devolvida a soberania sobre o seu território e os seus recursos, mediante compromisso de sua boa governação.
Por isso, o ambiente, a cultura e o desenvolvimento participativo, são os três pilares sobre os quais assenta todo o edifício da AMPC Urok. A sua eficácia e durabilidade dependem da manutenção de um justo equilíbrio nos investimentos feitos em cada um deles e no seu conjunto.
O apoio à melhoria do quadro de vida dos residentes levou a Tiniguena a trabalhar em sectores que não fazem parte do seu campo de intervenção, como a educação, o acesso ao transporte e à água potável. Projectos e incitativas têm vindo a multiplicar-se nestes domínios com um impacto decisivo sobre as condições de vida e os níveis de confiança no futuro que as comunidades de Urok vão ganhando cada vez mais.
DSC07504.JPG Ostreicultura.jpg DSC06869.JPG Extracção de sal.JPG Poisson.jpg Voyage MAVA 2005 127.jpg
Este Website
tem o apoio de:
EUROPAID