Cabaz di Terra em Cabo-Verde
O Centro Cultural Portugês da capital caboverdiana, acolheu entre os dias 20 e 23 de Fevereiro a Exposição Cabaz di Terra, uma iniciativa da ONG guineense Artissal. Este evento teve como objectivo, por um lado, dar a conhecer as actividades da Loja Cabaz di Terra em prol da valorização dos produtos locais enquanto agrupamento de associações nacionais, e por outro lado, através da comercialização, conseguir feedback externo relacionado com a qualidade, estrutura de preço, apresentação e procura com vistas a identificar sinergias para futuras acções de escoamento de produtos para Cabo-Verde.
Em entrevista dada a Agência Lusa em Cabo-Verde, a coordenadora do projecto Cabaz di Terra, Pamela Ferreira, explicou que a iniciativa Cabaz di Terra visa agregar a atividade comercial de um conjunto de organizações guineenses ativas na área da valorização das produções locais populares, através da dinamização de uma estrutura especializada na promoção comercial solidária com os produtores guineenses.
A valorização das produções locais da Guiné-Bissau, lembrou, ajuda na luta contra a pobreza e os produtos comercializados pela Cabaz di Terra são o fruto das organizações na melhoria do bem-estar das populações da Guiné-Bissau. Os produtos respeitam vários critérios: são oriundos da Guiné-Bissau e defendem a economia familiar e camponesa, têm qualidade, com garantias de higiene, a produção respeita o meio ambiente e a cultura local e os produtores obtêm uma remuneração justa pelos seus produtos, sintetizou a coordenadora do programa.
A exposição No kultura, kultura di mundu é resultante de uma parceria entre o Centro Cultural Português de Bissau e o Centro Camões de Praia, e foi realizada no âmbito do projecto de Dinamização da Produção e Promoção dos Produtos Locais da Guiné-Bissau, executado pela ONG nacional Artissal, e co.financiada pela União Europeia.