“Neram N'Dok” recebe Prémio Lusofonia durante CineEco
O filme “Neram N'Dok” - expressão em Bijagó que significa "levem e guardem convosco", dos realizadores portugueses Luís Melo, Diogo Ferreira e Emanuel Ramos, recebeu o Prémio Lusofonia durante o CineEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que aconteceu entre os dias 11 e 18 deste mês (Outubro 2014) em Seia (Serra da Estrela).
De acordo com os realizadores, “o filme fala sobre como a governação participativa, pode ajudar a melhorar as condições de vida das populações, na área marinha protegida das Ilhas Urok, na Guiné-Bissau”.
O documentário é uma produção do Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), da ONG guineense Tiniguena e da FIBA - Fondation Internationale du Banc d'Arguin, em parceria com a Universidade de Aveiro no âmbito do projeto "Urok Osheni! Conservação, desenvolvimento e soberania nas Ilhas Urok", na Guiné-Bissau.
O Projecto Co-financido pela União Europeia, Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e FIBA, foi desenvolvido entre Janeiro de 2010 e Março de 2013, pelo IMVF e a Tiniguena.