Apelo de solidariedade com a Tabanka de Ambo (Ilha de Formosa)
Caros parceiros e amigos da Tiniguena,
Temos a triste notícia a vos transmitir sobre a recente queimada da tabanca de Ambo, na ilha Formosa, na qual arderam completamente 23 casas, vitimando 144 pessoas de 24 famílias, entre as quais 33 crianças de 0 a 6 anos de idade, que ficaram desde então sem abrigo, sem roupa e sem alimentos. O acidente ocorreu a 19 de Dezembro, quando a maior parte da população adulta estava ausente da tabanca e os poucos que estavam presentes ficaram impotentes perante a velocidade com que o fogo se propagava.
Para além das 23 casas de habitação, incêndio destruiu totalmente toda a produção agrícola que acabava de ser levada para as bembas (celeiros) familiares, incluindo as sementes para o próximo ano, assim como a baloba (santuário) situada no centro da tabanca que ficou reduzida a cinzas. Salvou-se, porém, a baloba situada na periferia, assim como o Banco de Sementes de Ambo, apenas ligeiramente afetada. O alerta dado através dos órgãos de comunicação social já está desencadeando alguma resposta, ainda que lenta, em socorro às vítimas do incêndio.
Neste sentido, a Tiniguena está a levar a cabo uma campanha de mobilização dos meios estimados como essenciais para apoio às vítimas a curto e médio prazo, tendo já iniciado, a nível interno, a recolha de alguns bens de primeira necessidade mais urgentes: alimentos para os próximos 15 dias, roupa e colchões. As populações vitimadas já começaram a reconstruir as suas casas em adobe, que cobrirão de palha assim que esta estiver disponível nas lalas.
A nível externo, estamos angariando fundos junto de guineenses e amigos da Guiné-Bissau, para um apoio mais amplo e a médio prazo, visando o restabelecimento da capacidade produtiva e melhoria das condições de habitação das famílias sinistradas. Os fundos recolhidos serão utilizados para a reconstituição dos stocks de sementes, para a aquisição de outros fatores de produção e instrumentos de trabalho, assim como de bens alimentares essenciais permitindo às vítimas sobreviver até à próxima colheita
Neste sentido, convidamos todos os que quiserem e puderem se associar e contribuir para esta campanha de solidariedade com as vítimas do incêndio que destruiu a tabanca de Ambo, para fazerem os seus donativos por transferência bancária numa destas 2 contas em nome de Tiniguena - Esta Terra é Nossa!
Titular da Conta: Tiniguena Esta Terra é Nossa no Ecobank:
Nº conta: 0010181800627501
IBAN: GW143 - 01001 - 181800627501 - 77
.........
Conta da Tiniguena no Millenium BCP em Lisboa:
Nº conta: 580365480
NIB: 0033 0000 0058 0365 4802 4
IBAN: PT 50 0033 0000 0058 0365 4802 4
Para todo e qualquer outra informação sobre esta campanha, poderão contactar com o Diretor Executivo da Tiniguena, Miguel de Barros ([email protected]; +245 691 77), a quem deverão comunicar os donativos feitos, com conhecimento do Diretor Administrativo e Financeiro, Ocante Sá ([email protected] ).
Contamos desde já com a vossa adesão e apoio solidário!
A Direcção da Tiniguena.
Carta do Director executivo da Tiniguena.