A Tiniguena – Esta Terra é nossa posiciona-se como uma ONG preocupada com a preservação dos valores e tradições da Guiné-Bissau, e com a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas.
Esta é uma problemática complexa com pontos de vista nem sempre consensuais mas que só tem a ganhar com uma discussão saudável de base científica.
Por outro lado, a sociedade guineense é, por força das suas múltiplas etnias, um mosaico de línguas de expressão apenas oral, construindo uma tradição onde a passagem dos saberes, da memória, se faz principalmente pela utilização de estratégias da oralidade.
Assim, um dos objectivos do CRET, é ser um centro de estudo destas temáticas, procurando numa 1ª fase fixar a memória oral, elaborando documentos escritos que depois permitem a produção de reflexão e conhecimento – fermento indispensável para alimentar e fundamentar as batalhas em prol da preservação da identidade ambiental e humana da Guiné-Bissau, sem esquecer a modernidade e o desenvolvimento.
Para isso, o CRET conta com uma equipa de investigadores internos a que se associam um grupo amplo de outros investigadores seniores, guineenses e de outras paragens.
Sabendo da importância da Universidade como mola impulsionadora do desenvolvimento e da necessidade de conceder oportunidades de crescimento aos jovens investigadores, o CRET concede estágios-profissionais a recém-licenciados. Nestes estágios são produzidas pequenas monografias, orientadas pelos investigadores da Tiniguena e por um professor da universidade de origem do estagiário.
O CRET possui ainda uma biblioteca especialmente vocacionada para as temáticas das ciências ambientais, das ciências sociais e do desenvolvimento. Esta biblioteca serve como ponto de pesquisa, e é utilizada por diversos utentes.
Todos os documentos do CRET estão catalogados segundo as normas internacionais e a biblioteca está preparada para se ligar em rede a outras bibliotecas de Guiné-Bissau e do mundo. Assim, procuramos facilitar o acesso a ferramentas de pesquisa a todos os investigadores interessados pela Guiné-Bissau.
Por fim, mas não menos importante, o CRET está preparado com modernas tecnologias multimédia, que fazem do nosso centro um espaço preparado para receber conferências e reuniões.
São já muitas as organizações internacionais e nacionais que ali realizarem os seus encontros de trabalho, apoiados pela Cozinha da Terra no que respeita ao serviço de pausa-café e almoço.
Conhecer para amar, amar para proteger, é seguramente um dos lemas da Tiniguena onde melhor se espelha a vocação do CRET.