valorização dos produtos da terra e do mar
Entrada Quem Somos Espaço da Terra Ilhas Urok GNT Parcerias Contactos
Com uma vida extremamente ligada aos produtos e serviços dos ecossistemas, a população residente nas Ilhas Urok vive em harmonia com o seu meio ambiente. A natureza lhes dá o que precisam para desempenharem as actividades do dia-a-dia. Suas práticas, usos e costumes garantem o estado de conservação actual do local, que faz jus ao estatuto que lhe foi conferido: Área Marinha Protegida Comunitária.

É tomando em conta todas essas nuances que uma série de actividades está sendo implementada e desenvolvida, garantindo assim a valorização dos produtos da terra (óleo de palma, artesanato e malagueta) e do mar (ostras, sal e peixe) em Urok. Estes produtos não apresentam somente a componente económica como justificativa ao incentivo dado; apresentam também valores socioculturais, que por si só justificam a escolha dos mesmos.

Óleo de palma

O incentivo à produção do óleo de palma é algo que a Tiniguena apoia desde 2002. Prensas que facilitam a extracção deste óleo vêm sendo instaladas e créditos para sua comercialização distribuídos entre agrupamentos de mulheres que se encarregam desta produção, tão importante para a dieta alimentar daquela população – vale salientar que grande parte dos pratos preparados pelos bijagós leva óleo de palma em sua confecção.

Somente para este ano, graças ao apoio do IMVF no quadro do protecto “Urok Osheny”, estão previstas a implementação de mais 5 prensas, juntamente com acções de formação na gestão e na utilização e manutenção
destas máquinas.

Artesanato

A unidade de artesanato é composta por um grupo que têm por local de trabalho a tabanca de Abu, na Ilha Formosa. Movidos pelo gosto em manter viva a tradição ancestral do povo bijagó no fabrico de peças artesanais, 3 jovens artesãos garantem a boa reputação do artesanato bijagó, uma das etnias com maior reconhecimento e que melhor conseguiu preservar a sua tradição cultural ao longo dos tempos.
Esse grupo de artesãos apresenta um talento inato e uma habilidade excepcional no manuseio da tara e da mantampa de serra. O resultado é uma linha que oferece uma gama diversificada, com esteiras, canapés, cassinques, bancos, cadeiras, camas, mesas, ente outros, com excelente qualidade e que acima de tudo não profanam o aspecto sagrado da arte          
Produtos que reflectem uma identidade cultural

Reforço de actividades de valorização dos produtos da terra e do mar garante impacto social, cultural e económico
Casa Piloca 064.jpg Pesca em Urok.JPG Ostricultura em Urok.JPG Extracção do sal em Urok.JPG
EUROPAID
Este Website
tem o apoio de: